19 de março de 2017

Resenha: Por Lugares Incríveis

Por Lugares Incríveis 

Autora: Jennifer Niven
Editora: Seguinte
Páginas: 336
Sinopse: Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.
*
Em Por Lugares Incríveis conhecemos Violet Markey e Theodore Finch os dois estudam no mesmo colégio e estão passando por uma fase difícil. Violet tem uma perda recente de sua irmã que era sua melhor amiga, então se culpa por não salva-la, se fecha e para de fazer o que gosta como escrever, andar de carro e tem pesadelos à noite. Finch é considerado o esquisito no colégio, até é apelidado de aberração. Ele passa por uma fase de depressão, e começa a se tornar um pouco como o pai - um tanto agressivo e bipolar - que nem mora mais com a sua família, mas sim com outra.

"O problema de comer é que existem tantas coisas mais interessantes pra fazer. Também sinto isso em relação a dormir. Perda de tempo."

 Eles se esbarram quando cada um decide subir na torre do colégio com pensamentos suicidas, Finch salva Violet e então começa a brotar um sentimento por ela.
"Não sou perfeita. Tenho segredos. Sou uma bagunça. Não só meu quarto, mas eu mesma. Ninguém gosta de bagunça. As pessoas gostam da Violet que sorri. Me pergunto o que Ryan faria se soubesse que foi Finch que me salvou, não o contrário. Me pergunto o que qualquer um deles faria." 

"Uma das vantagens de parecer inocente é que a gente pode fazer qualquer coisa. As pessoas nunca desconfiam."

Quando o professor de Geografia propõe um trabalho em dupla para a classe afim de conhecerem melhor os lugares bonitos onde moram, Finch não perde a chance e convida Violet para ser sua dupla e aproveita para tentar conquistá-la. Ele quer ajudá-la, mas nem mesmo sabe quem ele é, talvez seja só um instinto protetor dele por ela, mas depois as coisas vão ficando mais sérias.

"— Você perguntou por que quis fazer o projeto com você. Não é porque você também estava no parapeito, apesar de que, sim, isso tem a ver. Não é porque sinto essa estranha responsabilidade de ficar de olho em você, o que também tem a ver. É porque você sorriu pra mim naquele dia na aula. Um sorriso verdadeiro, não aquele de mentira que você dá pra todo mundo, com os olhos dizendo uma coisa e a boca, outra."

Eles visitam alguns lugares, e nessas saídas Finch consegue ser ele mesmo com Violet. As mensagens de madrugada começam, matam aula e desabafam aos poucos um para o outro. Finch ajuda Violet a sair da zona de conforto, consegue fazer com que ela seja ela mesma. Violet sem saber acaba fazendo com que ele dê o seu melhor para ser menos agressivo e imprevisível. Então eles se envolvem em um relacionamento amoroso, quanto mais próximos ficam mais coisas ruins acontecem.

"Agora tudo o que vejo é uma garota morrendo de medo de viver. Vejo as pessoas darem um empurrãozinho de vez em quando, mas nunca forte o suficiente porque não querem contrariar a pobre Violet. Você precisa de um baita tranco, não de um empurrãozinho. Você precisa retomar as rédeas. Ou vai ficar em cima do parapeito que construiu pra si mesma pra sempre."

Quando cheguei na página 180 mais o menos pensei comigo - cara esse livro é tão legal! Agora vai ser felizes para sempre-  mas ae vi que tinha muitas páginas ainda a serem lidas e me perguntei - o que mais falta pra acontecer? - e o livro só foi ficando mais profundo e doloroso. As palavras foram bem aproveitadas, não foram palavras só para dar mais páginas, eu me vi presa dentro da estória!
O livro despertou uma confusão dentro de mim, já não basta eu estar negativa e meio depressiva nesses últimos dias, tinha que ler um livro que me destruísse haha O livro por lugares incríveis tem o titulo muito animado pra uma história tão triste. Lendo eu vi que alguém me entendia, e sim por isso e outras coisa que chorei litros!! E reli muitas partes novamente. Esse livro é incrível, inesquecível, profundo, intenso, maravilhoso, sério, angustiante e incrivelmente perfeito. especial de uma maneira única.

"O que percebo agora é que o que importa não é o que a gente leva, mas o que a gente deixa."

Indico a todos, quando me indicaram esse livro eu ficava julgando-o pela capa sorry, mas me arrependo por não ter lido ele antes. Já estou apaixonada pela autora!

18 comentários:

  1. Oi, Melissa.
    "Por Lugares Incríveis" é um livro que quero ler há um tempão. Já li muitas resenhas e todos falam muito bem do livro.
    É uma temática que todos nós precisamos dar a devida importância, portanto todos precisam ler esse livro.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Depois que li ele, falo pras minhas amigas: "Você Precisa ler! É caso de sobrevivência" haha Todos tem que ler esse livro com certeza, ele é incrível! Você vai amar quando ler!

      Excluir
  2. Oi Mel! Faz tempo que estou com vontade de ler esse livro, mas estou me preparando para chorar já que a história é triste rsrsrs Parece ser ótimo <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha só o final que é de destruir o coração, é lindo esse livro!
      Beijos ^-^

      Excluir
  3. Já li tantas resenhas boas desse livro, e preciso ler urgente, adorei sua resenha, bem detalhada.bjus.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mel. Eu tenho o livro e minha irmã já leu e já chorou muito, eu ainda não me arrisquei por medo kkk sou bem daquelas que sente tudo o que os personagens passam, não sei se estou pronta para lê-lo agora.
    Beijo! https://leitoraencantada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriã! KKKK Mulher vai ler esse livro! O livro é incrível.

      Excluir
  5. Olá, Melissa.
    Eu li esse livro logo que lançou e ele acabou comigo. Mas ainda assim é um livro que indico por ser muito bom. É realmente incrível. E eu gosto da capa hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil! Sério? Que legal! Esse livro já virou um dos meus preferidos!

      Excluir
  6. Oi Melissa!
    Esse livro....simplesmente conquistou meu coração de uma maneira que não achava possível.
    A história da Violet e do Finch é muito emocionante e a autora tem uma simplicidade pra contar uma história com um tema tão forte.
    Quero ler todos os livros da autora!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. ótimo livro, parece ter uma leitura muito interessante.

    http://www.blogsecretplace.com/

    ResponderExcluir
  8. Todas as resenhas que vejo sobre esse livro são sempre positivas e eu tenho muita vontade de ler! Adoro livros que nos fazem pensar, sabe? E esse parece ser um desses!
    Um beijão,
    Gabs do likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  9. Eu li esse livro com a expectativa tão alta que acho que me decepcionei um pouco rs,não era o final que eu esperava,mas também não foi ruim,acho que no geral é necessário,para mostrar pra gente como é a vida real e os problemas que as pessoas enfrentam todos os dias enquanto nós nem temos ideia disso.
    O livro é muito bom :D e adorei sua resenha
    Beijos ^.^

    ResponderExcluir

Olá, que bom que veio!
Deixe seu comentário, e logo retribuirei sua visita 💖